OUVINTES E PRATICANTES — Tiago 1.21

INTRODUÇÃO:

Para recebermos em nossa vida os efeitos da Palavra de Deus, as Escrituras Sagrada, não basta apenas ouvirmos, ou seja, tomarmos consciência dela. É necessário que ela seja colocada em prática. É sobre isso que vamos estudar hoje.

De acordo com o texto pode apontar dois tipos de cristãos: aquelas que ouvem a Palavra e não a praticam e aquelas que ouvem e praticam.


1. O OUVINTE NEGLIGENTE. Aquele que ouve a Palavra e não a prática é um ouvinte negligente (v.25). Negligente é alguém desleixado e descuidado, ou seja, que não trata alguma coisa com o devido cuidado, zelo, dedicação e esforço. É assim que age para com a Palavra de Deus aquele que apenas a ouve e não a prática. As Escrituras não têm por objetivo tornar as pessoas mais cultas e entendidas sobre determinados assuntos. Não! Quando ela é assim tratada, está sendo negligenciada. A Palavra de Deus tem por objetivo ser obedecida e praticada. Duas são as características, conforme Tiago, do ouvinte negligente.

É alguém que se engana a si mesmo (v.22). Por quê? Por achar que apenas ouvir a Palavra e tomar conhecimento dela seja suficiente. O ouvinte negligente pensa que tem um relacionamento com Deus pelo simples fato de ir à igreja com frequência, participar de uma célula ou ler a Bíblia. Está enganado, vivendo uma ilusão para falar da segunda característica.

É alguém que sofre um efeito superficial e temporário(v.23,24). Tiago faz uso de uma ilustração, dizendo que o ouvinte negligente é semelhante a alguém que se olha no espelho e, logo que se vira, se esquece de sua aparência Sendo assim, aquele que apenas ouve a Palavra e não a prática é alguém que, logo após ser impactado por sua mensagem, é capaz de esquecê-la ou guardá-la nos porões da mente e do coração; os benefícios que recebe ao ouvir a palavra não duram mais do que sua imagem no espelho quando está penteando os cabelos. Jesus, no final do Sermão do Monte, aplica mais um adjetivo ao ouvinte negligente ele a chama de imprudente. Mas quem ouve estas minhas palavras e não a prática é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda. A questão é que, aquele que apenas ouve a Palavra e não a prática, apesar de conhecer o que a Bíblia diz, não está pronto para enfrentar as provações e tribulações que a vida, certamente, irá lhe oferecer. Esse cristão, então, quando enfrentar problemas e dificuldades, terá mais chances de cair do que de ficar em pé. Sua negligência e consequente imprudência o levarão à ruína.


Você tem tratado a Palavra de Deus com negligência, apenas ouvindo e não praticando o que ela diz?

• Você pode ser comparado ao homem da ilustração dada por Tiago: alguém que sofre os efeitos da Palavra de maneira superficial e temporária?




2. O OPEROSO PRATICANTE. Tiago chama aquele que ouve a Palavra e a prática de operoso praticante (v.25). Uma das palavras gregas referentes a essa expressão, no mundo antigo, podia ser aplicada a um ator. Operoso praticante, então, é alguém que, semelhantemente a um bom ator, lê o script e o representa com precisão, ou seja, age e fala no palco segundo o que está escrito. Duas também, conforme Tiago, são as características do operoso praticante.

É alguém que considera atentamente a Palavra (v.25), ou seja, está preocupado em saber exatamente o que a Bíblia diz para que possa obedecer com fidelidade.

É alguém que persevera, na prática, da Palavra, ou seja, com constância demonstra em sua vida um contínuo impacto provocado pela Palavra. Podemos olhar para essa segunda característica de um outro ponto de vista. Em alguns momentos, tendo em vista os grandes desafios de obediência que a Bíblia nos traz, podemos nos (sentir) desanimados e tentados a desistir de obedece-la. Diante disso, Tiago nos desafia a não parar, mas a perseverar, na prática, da Palavra. Em paralelo a outros textos bíblicos, Tiago diz que o operoso praticante será bem-aventurado no que realizar. Esse é um ensino constante nas Escrituras: aquele que vive de acordo com a palavra de Deus, ou seja, que a obedece e prática, será, inevitavelmente, bem-sucedido em sua vida. Ser bem-aventurado, entretanto, não exclui enfrentar problemas e tribulações. Vejamos o que Jesus disse no Sermão do Monte: Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as prática é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. (Mateus 7:24-25) O operoso praticante, então, é uma pessoa prudente, que está apta e pronta a enfrentar qualquer provação e dificuldade em sua vida, pois, além de ter a espada nas mãos, sabe como usar.


Você tem procurado conhecer com precisão o que a Bíblia diz de modo a obedecê-la e praticá-la com fidelidade? • Você tem se dedicado com constância à prática da palavra, ou seja, continuamente você tem experimentado desafios e transformações em sua vida a partir dela?

• Quando a palavra lhe diz algo que é contrário à sua vontade, que lhe é difícil de ser obedecido, você persevera em sua prática ou desanima e desisti,



CONCLUSÃO: A Palavra de Deus não tem por objetivo tornar as pessoas mais cultas e entendidas sobre determinados assuntos, mas, sim, ser obedecida e praticada. Diante da Bíblia, podemos ser um de dois tipos de pessoas: ouvinte negligente ou operoso praticante. Busque conhecer com precisão e profundidade a palavra de Deus. Para tanto, seja frequente à célula e aos cultos da igreja, participe do CCM e leia e estude a Bíblia;



Obs:

Confira se todos os seus discípulos possuem uma bíblia.

Verifique se todos já foram consolidados ou estão sendo consolidados.

Incentive seus discípulos a se matricularem em nossas escolas (líder, discípulo e consolidação)

IGREJA FÉ APOSTÓLICA

Rua Jubaí, 38 - Bento Ribeiro,

Rio de Janeiro - RJ, 21331-030

IGREJA FÉ APOSTÓLICA 

Av. Min. Ary Franco, 1687 - Bangu, Rio de Janeiro - RJ, 21862-005

IGREJA FÉ APOSTÓLICA 

Av. Padre Guilherme Decaminada,

45 - Santa Cruz - RJ, 23570-000